15/06/2023

Por Pasquale Augusto

Efeitos climáticos podem gerar impactos negativos na produção de açúcar na Ásia (Imagem: REUTERS-Ajay Verma)

AÇUCAR NA ASIA(Imagem- REUTERS-Ajay Verma)

 

Por Pasquale Augusto

As principais commodities agrícolas fecharam com movimentos de queda nos contratos de sojatrigo milho na bolsa de Chicago (CBOT) nesta quarta-feira (14).

Na bolsa de Nova York (ICE Futures), os movimentos foram de alta para açúcar e café.

De acordo com Rafael Silveira, analista de soja da Safras & Mercado, o movimento morno do contrato da oleaginosa é explicado pela decisão de juros nos Estados Unidos, o que afastou os agentes financeiros das negociações

Segundo ele, o mercado acompanha de perto as previsões climáticas, as condições das lavouras do país e os embarques semanais.


De acordo com Allan Maia, analista de milho da Safras, o contrato do cereal na CBOT tem acompanhado o clima, com a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicando bons volumes de chuva para os próximos 8 a 15 dias no Meio-Oeste dos Estados Unidos.

Além disso, a demanda de milho para produção de etanol no país está mais fraca e o mercado está atento aos dados de exportação do USDA que devem ser anunciados amanhã.

De acordo com Marcelo Di Bonifácio, analista de açúcar e etanol na StoneX, a alta para o açúcar se deve as preocupações sobre os efeitos negativos que o fenômeno climático El Niño pode causar nas produções da cultura na Ásia e no Brasil (Money Times, 14/6/23)