08/01/2020

Preço do petróleo tem alta no mercado futuro, após Irã atacar bases dos EUA

Preço do petróleo tem alta no mercado futuro, após Irã atacar bases dos EUA

Petróleo dos Estados Unidos negociado para fevereiro subia mais de 4% na noite desta terça. Índices acionários recuavam mais de 1%.

O preço do petróleo subia no mercado futuro na noite desta terça-feira (7), depois que duas bases que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mísseis disparados pelo Irã.

O ataque também repercutia no mercado acionário dos EUA. Os principais índices futuros recuavam.

Por volta das 22h (horário de Brasília), o petróleo dos Estados Unidos negociado para fevereiro subia mais de 4%, após recuar levemente na sessão regular desta terça. Os três principais índices acionários dos EUA - Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq - perdiam mais de 1% no mercado futuro.

No mercado asiático, o mau humor também predominava entre os investidores. O índice Nikkei, do Japão, recuava mais de 2%.

O mercado acionário global monitora a tensão entre Estados Unidos e Irã desde o fim da semana passada, depois que um ataque aéreo dos EUA no Iraque matou o comandante militar iraniano Qassem Soleimani, aumentando as preocupações sobre uma escalada nos conflitos no Oriente Médio e o possível impacto das tensões sobre o fornecimento de petróleo.

Impacto no Brasil

A equipe econômica tem monitorado o agravamento da crise entre Irã e Estados Unidos para dimensionar qual pode ser o impacto da alta do preço do petróleo nos combustíveis.

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com integrantes da equipe econômica. Uma das possibilidades em estudo é a criação de um mecanismo de compensação para proteger o mercado interno das variações do petróleo (G1, 7/1/20)