Preços do petróleo caem por temores de excesso de oferta
Os preços do petróleo recuaram mais de 1 dólar por barril nesta terça-feira, pressionados pelas preocupações com o excesso de oferta global e o progresso limitado nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, cuja disputa afetou o panorama de demanda pela commodity.
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 1,53 dólar, ou 2,5%, a 60,91 dólares por barril. Já os futuros do petróleo dos EUA recuaram 1,84 dólar, ou 3,2%, para 55,21 dólares o barril.
Após participar do corte de produção liderado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que levou o Brent a uma alta de cerca de 15% neste ano, a Rússia não deve concordar com o aprofundamento desses cortes em uma reunião com nações exportadoras no mês que vem, mas pode aceitar a prorrogação das restrições já existentes para apoiar a Arábia Saudita, disseram três fontes.
A notícia da decisão russa empurrou os preços do petróleo para baixo, com investidores preocupados com a possibilidade de um excesso de oferta. No entanto, Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates, disse que os temores são exagerados.
“O preço do Brent abaixo ou na marca de 60 dólares aumenta as chances de que haja uma redução adicional após as negociações da Opep, o que pode ser capaz de anular o que aparenta ser um modesto excedente de oferta”, disse Ritterbusch (Reuters, 19/11/19)