13/08/2025

Presidente sub judice da Faesp é ironizado em evento na AL de São Paulo

Presidente sub judice da Faesp é ironizado em evento na AL de São Paulo

evento na AL de São Paulo Foto AgroEstadão

 

Presidente sub judice da Faesp/Senar Tirso Meirelles é excluído da foto oficial do evento de ontem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

O presidente sub judice da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar Tirso Meirelles foi ironizado ontem no relançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista – SPAgro quando o deputado estadual Lucas Bove (PL) ao citar cumprimentar e citar nominalmente as autoridades que compunham a mesa, deixou de citar o nome de Tirso Meirelles.

 

“Peço licença ao herdeiro da “dinastia Meirelles” – referindo-se à Tirso Meirelles que teve sua eleição e posse na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo anulada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - para cumprimentar a Faesp/Senar em nome de Pedro Lucchesi, presidente do Sindicato Rural de Avaré e diretor tesoureiro da federação”, disse o parlamentar, provocando risos nas autoridades que compunham a mesa e também na plateia que assistiu o evento.

 

No último dia 2 de junho, durante assembleia geral extraordinária da Faesp/Senar convocada pelo presidente sub judice Tirso Meirelles para votar a exclusão do quadro de representantes da entidade o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e coordenador do movimento “Nova Faesp” de oposição à “dinastia Meirelles”, que há meio século comanda a instituição, o deputado Lucas Bove foi convidado a se retirar do local.

 

Horas depois, o presidente sub judice Tirso Meirelles encaminhou documento ao gabinete do parlamentar reclamando da sua presença na assembleia realizada na sede da entidade no centro de São Paulo. Logo depois, usando a palavra na Tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Lucas Bove criticou a “arbitrariedade” do dirigente da Faesp/Senar dizendo lamentar a falta de espírito democrático na casa que deveria representar os produtores rurais paulistas.

 

Tirso Meirelles é filho de Fábio Meirelles, que durante quase meio século comandou a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo - Faesp/Senar e que tenta colocar na presidência da entidade seu filho, cuja eleição em dezembro de 2023 e posse  em 14 de abril de 2024 no Theatro Municipal de São Paulo  foram anuladas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

 

Presidente da Faesp/Senar sub judice, Tirso Meirelles se vinga e persegue de forma implacável os sindicatos de oposição ao seu mandato, dentre eles o Sindicato Rural de Ribeirão Preto e o Sindicato Rural de Araraquara, cortando-lhes todas as verbas que deveriam ser transferidas para cursos de formação e requalificação do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

 

Frente Parlamentar do Agro Paulista é relançada em SP

 

A cerimônia de lançamento da frente parlamentar finalizou com homenagem ao ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo relançou, na noite desta segunda-feira, 11, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro). Representada por 49 deputados dos 94 parlamentares na Alesp, a frente tem a liderança do deputado Itamar Borges, que também já foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. Junto dele, como vice-presidente da frente, está o deputado Alex da Madureira.

 

Segundo o deputado Itamar Borges, a frente vai atuar como ponte entre o produtor, o parlamento e o governo para fortalecer o agro paulista. “Ao longo da minha trajetória, tive a oportunidade de conhecer ainda mais cada cadeia produtiva, cada região e cada desafio do setor. Essa vivência reforça o meu compromisso de liderar a SPAgro com diálogo, conhecimento técnico e sensibilidade para atender as demandas e defender quem produz “, disse em seu discurso de lançamento. 

 

A frente terá ainda o Fórum Paulista do Agronegócio, formado por 45 entidades do setor, para atuar com a supervisão técnica e institucional, tendo como coordenador Edivaldo Del Grande. “Nós não queremos benesses, só queremos trabalhar, plantar e colher num mundo adverso à agricultura. Nossa indústria é a céu aberto e precisamos de políticas públicas decentes para que possamos trazer divisas lá de fora”, disse Del Grande. 

 

A cerimônia de lançamento da frente parlamentar na Alesp finalizou com uma homenagem ao ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que nesta terça-feira, 12, completa 83 anos de vida. Parlamentares e lideranças do setor fizeram suas homenagens ao ministro, que será o enviado especial da agricultura na COP 30 em novembro em Belém do Pará. “O que eu ouvi aqui é uma amizade de todos vocês. Sou aluno dos alunos, estou aprendendo um pouco mais todos os dias”, agradeceu Rodrigues (Da Redação e Estadão.com; 12/8/25)


Frentes Parlamentares SPAGRO e FPA, e Fórum do Agro homenageiam Roberto Rodrigues em noite de relançamento e debates sobre tarifaço

 

Evento recebeu autoridades e especialistas para discutir o futuro do setor pós-tarifaço em noite de debate e homenagem

 

 

Na última segunda-feira, 11 de agosto, o plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, sediou uma noite de discussões produtivas e uma homenagem emocionante para o setor do agronegócio paulista e brasileiro. Em sessão solene, em que o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues foi homenageado, também foi relançada a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro) em um evento integrado com o Fórum Paulista do Agronegócio, com a participação da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional (FPA).

 

Presidida pelo deputado estadual Itamar Borges, a SPAgro retorna para estabelecer o diálogo entre o setor produtivo e o público frente aos problemas surgidos a partir das imposições das tarifas recentemente anunciadas aos produtos do agro nacional.

 

Participaram da cerimonia Edivaldo Del Grande (coordenador do Fórum Paulista do Agro), Tirso Meirelles (presidente da FAESP), Marco Vinholi (diretor do Sebrae-SP), Roberto Bittencourt (diretor de agronegócio da Fiesp), Alberto Amorim (secretário executivo de Agricultura de São Paulo), o deputado federal Arnaldo Jardim (vice-presidente da FPA)  e os deputados estaduais Barros Munhoz e Lucas Bove, além da ex-secretária de Agricultura e vice-presidente da ABAG, Mônika Bergamaschi.

 

Na mesa de abertura, o deputado Itamar Borges, criador da Frente e presidente em seu segundo mandato, retificou a importância e a missão da SPAgro. “Ela nasceu para defender, unir e fortalecer todo o ecossistema do agro em nosso estado, do pequeno produtor à grande exportadora, da pesquisa à comercialização no campo e na mesa”, destacou o parlamentar.

 

Em seguida, os presentes puderam assistir à exposição do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank, no painel “Perspectivas do Agro para o segundo semestre em São Paulo e no Brasil – Cenário pós-tarifaço”, onde o especialista falou sobre a nova ordem geopolítica e os desafios que podem ser impostos ao agro nacional. A discussão ainda contou com a colaboração de Ibiapaba Netto (diretor executivo do CitrusBR), Roberto Perosa (presidente executivo da ABIEC) e Francisco Matturro (presidente do LIDE Agronegócios e da rede ILPF).

 

A noite foi encerrada com a fala do deputado federal Arnaldo Jardim, vice-presidente da FPA, que fez uma análise abrangente de todo o contexto discutido durante o evento. Ele ressaltou a parceria entre a FPA e a SPAgro em prol do agronegócio e das pautas do setor, e finalizou falando sobre o trabalho e o legado de Roberto Rodrigues, o grande homenageado da noite.

 

Ex-secretário de Agricultura de São Paulo e ex-ministro, a cerimônia foi realizada na véspera do aniversário de 83 anos do engenheiro agrônomo que é uma referência para o agro brasileiro. Em seu emocionante discurso, Rodrigues relembrou sua trajetória e a busca que o levou a encontrar no ensino as razões para ser o que se tornou.

 

No ano que a ONU declarou ser o do cooperativismo, o homenageado falou como o conceito foi importante em sua vida. “Eu era jovem e apareceu uma cooperativa em Guariba, que foi surgindo para cooperar, dar as mãos. Eu tinha uma dúvida do sentido da vida. Como sou cristão acreditei que a vida é uma dádiva, e devemos não perguntar, mas dar um sentido a ela. Cheguei à conclusão que estamos aqui pra fazer um mundo melhor e pra isso fui dar aula pra ensinar tudo que sei para o maior número de pessoas. E aula do que? De cooperativa”, contou Rodrigues.

 

Ao final, a mensagem que ficou é a de se dar as mãos por um setor que é fundamental para a economia brasileira, que gera emprego, renda e coloca a comida na mesa das famílias do Brasil e do mundo.

 

Sobre a SPAgro:

A Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro), presidida por Itamar Borges, reúne 49 deputados estaduais ligados à defesa do setor t]ao importante para a economia e a vida do Estado e do Brasil.

 

Também participam da SPAgro, fazendo sua supervisão técnica e institucional, o Fórum Paulista do Agronegócio com suas 45 entidades filiadas. Tem como objetivo representar o agro em todas as suas vertentes, atendendo as demandas e estabelecendo o diálogo entre os produtores e setor público (Assessoria de Comunicação, 12/8/25)