Produção de açúcar da Índia deve recuar 14,5% em 2019/20
A Índia deverá produzir 28,2 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2019/20, que começa em 1º de outubro, uma queda de 14,5% em relação ao ano anterior, disse nesta segunda-feira um importante órgão do setor.
O país, maior consumidor mundial de açúcar, acumula grandes montantes do adoçante em estoque, com usinas encontrando dificuldades para exportar devido aos preços globais pouco atrativos.
Apesar das estimativas de menor produção, a Índia estará em uma posição que a permitirá exportar açúcar no próximo ano, disse em comunicado a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (Reuters, 1/7/19)
Índia teve junho mais seco em cinco anos; há temor por colheitas
A Índia teve seu junho mais seco em cinco anos porque as chuvas de monção foram adiadas, informou o departamento de meteorologia do país na noite de domingo, aumentando os temores de plantações e da economia como um todo. No geral, as chuvas de monção foram um terço abaixo da média, embora em alguns estados, incluindo o estado de Uttar Pradesh especializado em cana-de-açúcar, elas tenham chegado a 61%, segundo dados do Departamento Meteorológico da Índia (IMD).
Cerca de 55% da terra arável da Índia é irrigada, e a agricultura representa cerca de 15% da terceira maior economia da Ásia, que já está sofrendo uma desaceleração. Se as chuvas não melhorarem nas próximas duas a três semanas, a Índia poderá enfrentar uma crise que prejudica as colheitas e a demanda rural, disseram analistas. Empresas que vendem de tudo, de tratores a fertilizantes, bens de consumo e agricultores, seriam vulneráveis.
Os agricultores plantaram 14,7 milhões de hectares em 28 de junho, uma queda de quase 10% em relação ao ano anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura (Reuters,30/6/19)