22/04/2025

Produção de amendoim deve atingir 1,18 milhão de toneladas no Brasil

Produção de amendoim deve atingir 1,18 milhão de toneladas no Brasil

Foto Reprodução Blog Unicamp

Produção na safra 2024/25 deve ser de mais de 60% em relação ao último ciclo.

 

produção de amendoim da safra 2024/25 deve ser de mais de 1,18 milhão de toneladas, com aumento de 60,3% em comparação à safra anterior, estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento relevante estimado se justifica pela expansão de área de 10%, e pela produtividade, que deve ser 47% superior.

 

Segundo a Conab, a produção nacional, que era de 347 mil toneladas na safra 2014/15, atingiu 734 mil toneladas em 2023/24, mesmo em um ano de quebra de safra.

 

Apesar do crescimento no consumo interno, cerca de 75% da produção total é destinada à exportação, predominantemente em forma de grãos e óleo, segundo a consultoria de agronegócios do Itaú BBA.

 

Atualmente, o Brasil é o segundo maior exportador global de óleo de amendoim, atrás apenas da Índia. No entanto, estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que o Brasil pode ser o principal exportador de óleo em 2025 e avançar ainda mais na exportação de grãos.

 

Porém, o Itaú BBA prevê um cenário de diminuição dos preços de exportação neste ano em função das boas safras colhidas pela China, Estados Unidos e Índia. Além disso, a Argentina, um dos maiores exportadores a nível global, está com uma área plantada recorde, o que deve contribuir com o aumento do estoque mundial.

 

amendoim é a quarta oleaginosa mais cultivada do mundo e tem sido utilizada por diversos produtores como cultura de rotação nas renovações de canavial, principalmente no Estado de São Paulo, onde a cultura se beneficia do clima, do solo fértil e da infraestrutura industrial e logística. Já em Mato Grosso do Sul, surgiu como uma alternativa à soja que tem tido dificuldades com o clima, principalmente em solos mais arenosos (17/4/25)