Prorenova cana: BNDES reduz taxa de juros de 1,45% para 1,25%
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje aos bancos, por meio da circular SUP/Adig 23/20202-BNDES, que reduziu parte dos juros do Programa BNDES de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais (BNDES Prorenova).
Assim, a porção que cabia ao banco de fomento na composição dos juros totais, que era de 1,45% ao ano, passa a ser de 1,25%. A remuneração das instituições financeiras credenciadas, entretanto, continua limitada a 2,25%.
O BNDES Prorenova é um programa que tem por objetivo aumentar a produtividade da cana-de-açúcar no País, por meio do financiamento à renovação e implantação de novos canaviais com a utilização de variedades protegidas ou de clones potenciais de cana-de-açúcar. As demais condições do programa permanecem.
O setor sucroenergético vem passando por sérias dificuldades em decorrência da queda do consumo de biocombustíveis por causa do isolamento social imposto com a pandemia de coronavírus e também pela expressiva queda dos preços do barril de petróleo, que é concorrente direto do insumo. Ontem, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse, em Live promovida pelo banco Credit Suisse. Na ocasião, ela disse "estar de olho" na questão do plantio de cana (Broadcast, 23/4/20)