Provérbio inglês: “Não há nada tão ruim que não possa piorar’
“De onde menos se espera, daí é que não sai nada”- Jornalista e humorista gaúcho Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé.
Por Paulo Junqueira
O resultado da pesquisa Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (2) apontou mais uma queda na popularidade de Lula. A desaprovação sobe 7 pontos e vai a 56%. A queda na aprovação de Lula foi de 47% para 41%. A reprovação cresceu em todas as regiões do país, inclusive no Nordeste; entre as mulheres, a desaprovação de Lula superou a aprovação pela primeira vez, passando de 47% para 53%.
Nada menos do que 56% acreditam que a economia do país piorou nos últimos 12 meses e apenas 26% acham que está igual. Além disso, 44% dos entrevistados acham, que a comunicação do governo está igual mesmo após a troca de ministros. A Quaest entrevistou 2004 pessoas presencialmente de 120 cidades. Ou seja, há reversão de expectativa em torno da genialidade de Sidônio Palmeira, o marqueteiro importado da Bahia à Brasília com a missão de estancar a queda da popularidade do presidente Lula.
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Sidônio Palmeira, não consegue dar conta do recado. Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sob Sidônio, a Secom também intensificou os gastos em campanhas publicitárias, principalmente em propagandas na televisão. Entre 1º de janeiro e 17 de março, foram 1.211 campanhas veiculadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva em rádio, televisão, internet, mídia digital (como televisões de elevador) e revista, ao custo de R$ 3,5 bi em publicidade para melhorar imagem do governo. Mas, como já era de se esperar, a imagem não melhora, ao contrário, só piora...
Em 2024, a Coca-Cola investiu R$ 4 bilhões no Brasil, incluindo ações publicitárias, modernização de fábricas e expansão da malha logística. A Coca-Cola FEMSA, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no mundo, tem mais de 2 milhões de pontos de venda no Brasil. Piada recorrente no meio publicitário, é que a Coca-Cola detém o 2º melhor marketing do mundo, só superado pelas religiões. A diferença é que a Coca-Cola precisa ser encontrada em todos os seus pontos venda, enquanto que a promessa da vida eterna dos religiosos só pode ser confirmada após a nossa morte.
Entre 2023 e 2024, a Rede Globo recebeu 177,2 milhões de reais em publicidade do governo federal por meio da Secretaria de Comunicação (Secom). O montante supera os 177 milhões que o Palácio do Planalto pagou à emissora e suas afiliadas durante a presidência de Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022. Valor pago à Globo supera soma de todas as TVs. De janeiro a outubro do ano atual, a Globo representou 53% dos 164,4 milhões de reais gastos em inserções do governo nas principais TVs do país (Revista Veja).
Nenhuma estratégia proposta pelos marqueteiros, mesmo pelo “genial” Sidônio Palmeira, funciona e traz resultados positivos, se o cliente ou produto não têm a qualidade esperada e prometida. Talvez o que pudesse ajudar seria orientar à Lula e sua “entourage” que permanecesse calado e começasse, de fato e de direito, a trabalhar em favor do País. Gastar o mínimo possível, se desgarrar de conceitos políticos medievais, incentivar o trabalho e a produção, enfim, fazer o que a mais modesta dona de casa faz diariamente para poder subsistir com a sua família.
É claro que esta é uma proposta utópica, até porque sugerir aos “companheiros” para pararem de gastar e começarem a trabalhar é algo inimaginável. A “douta” Janja, com suas ideias claras e brilhantes que o diga. Ou então a também “brilhante” ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, cujo único atributo é o de ser irmã da vereadora carioca assassinada Marielle Franco.
No último dia 21 de março, Lula determinou que ela representasse o Brasil na posse da presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah. Mas a ministra Anielle desobedeceu a Lula e não foi à África. Há poucos meses ela foi vista dando rolê como garupa de uma motoqueira, ambas sem capacete no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Andar de moto sem capacete é uma infração gravíssima, de acordo com o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Imagem Reprodução Youtube e Gazeta do Povo
Até o momento, não houve nenhuma manifestação dos órgãos da Justiça e mesmo da Comissão de Ética do governo federal. Como também não houve quando ela usou, indevidamente, de avião da FAB para vir de Brasília à São Paulo para assistir ao jogo entre o São Paulo e o Flamengo. Fatos como estes, ao contrário das “narrativas” da esquerdalha, confirmam quão é injusta a Justiça para os opositores deste sistema que se esfacela a cada dia que passa.
Que o digam a cabelereira Débora Rodrigues e as centenas de “réus” do 8 de janeiro que estão presas e/ou condenados por sentenças com dosimetria absurdas até mesmo para os parâmetros das justiças de países “democráticos” como a Venezuela, Nicarágua, Cuba e Irã, dentre outros.
Para fechar, o tarifaço de Trump abre uma larga avenida de oportunidades para o agro “verde-amarelo”. O fechamento do mercado europeu ou sua diminuição, pouco representa para nosso País. E, mesmo o tarifaço do governo dos EUA em nada de significativo atingirá o crescimento da nossa produção e exportação de alimentos, fibras e energias limpas e renováveis. A propósito, não fosse o agro e seus produtores “fascistas”, quais seriam as vitrines usadas por Lula em suas visitas ao exterior?
Para relembrar que em todos os seus pronunciamentos nos órgãos mundiais como os Brics, G8 e ONU, e mesmo nas suas visitas a países como o Japão e o Vietnam na semana passada, Lula não fala do seu (des) governo ou das narrativas da esquerda que o apoiam. Mas enaltece a competência, a importância, o protagonismo e o comprometimento do agronegócio que é exportado para cerca de 150 dos 193 países do mundo.
O mesmo agro, tão defenestrado internamente por Lula, que traz os recursos para a farra dos gastos e da sustentabilidade econômica e ambiental da balança de pagamentos. Recursos estes, que em parte, são gastos nas viagens e nos caprichos da 1ª dama Janja Lula da Silva, que vive momentos de “glória” circulando entre Tóquio, Roma e Paris, acompanhada por um séquito de funcionários do Palácio do Planalto, representando o Brasil “delles” e não o nosso!
Foto Reprodução Edilson Dantas/Agência O Globo
A propósito, se o amigo (a) leitor (a) não concorda com os abusos e desvios que vem sendo cometidos nos âmbitos da Justiça e do governo Lula, a forma legítima e democrática de protestar é participar do evento que será promovido a partir das 14h deste domingo (7) na Avenida Paulista, em São Paulo.
Convite especial fazemos aos produtores rurais paulistas que também discordam do que vem ocorrendo na Federação Paulista da Agricultura – Faesp/Senar com a tentativa de manter o comando da entidade nas mãos da família Meirelles, mesmo com eleições anuladas por fraude e irregularidades, para que estejam conosco (Paulo Junqueira, advogado e produtor rural é presidente do Sindicato e da Associação Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural do Vale do Rio Pardo; é também coordenador do movimento de oposição “Nova Faesp”)