Queijos brasileiros estão entre os melhores do mundo
queijos brasileiros do tipo Canastra Foto Divulgação Emater-MG
Dois queijos têm origem em Minas Gerais.
Os queijos brasileiros do tipo Canastra estão no 12º lugar entre os melhores do mundo. A classificação é do Teste Atlas — um guia virtual com dicas de gastronomia para todos os lugares do planeta. A listagem foi publicada em fevereiro.
Fabricado na Serra da Canastra, no Estado de Minas Gerais, esse alimento é tradicionalmente maturado por 21 dias. Contudo, o Teste Atlas informa que alguns produtores prolongam esse período por até 41 dias.
O prazo extra deixa o sabor desse queijo do Brasil parecido com o Grana Padano, da Itália. O ranking mostra, porém, que o queijo brasileiro superou o italiano.
O Grana Padano, entretanto, ficou na 14ª posição do guia, ou seja, duas abaixo do Canastra. Esse produto é feito, atualmente, região italiana da Lombardia. A maturação leva entre nove e 16 meses. Sua fabricação ocorre há cerca de 11 séculos. Os criadores foram os monges da Abadia de Santa Maria di Rovegnano em Chiaravalle, em Milão.
Além do Canastra, outros queijos brasileiros aparecem na listagem com os cem melhores do mundo. Um deles tem origem na região nordeste do país.
O nordestino queijo coalho, hoje apreciado em todo o Brasil, está na 40ª posição do ranking mundial. Por fim, o queijo de minas, também com origem no território mineiro, aparece na 94ª colocação (Revista Oeste, 22/2/23)