Rabobank projeta recorde para produção de carne bovina em 2024
Por Pasquale Augusto
(iStockcom-Carlos Duarte)
O Rabobank projeta recorde para produção de carne bovina do Brasil em 2024, com avanço de 10% ante de 2023.
De acordo com o banco, os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de carne no segundo trimestre deste ano foi a maior da história, com aumento de 17% anualmente. No primeiro semestre do ano, a produção ficou 19% acima ano a ano.
Os bons níveis de demanda – principalmente pelas exportações – com uma combinação de menores custos de bezerros e ração, deve manter a oferta de confinamento alta no segundo semestre deste ano.
No entanto, o menor nível de oferta de vacas no terceiro trimestre deve diminuir o ritmo de abate em algumas regiões produtoras, já que os produtores devem reter matrizes para elevar a produção de bezerros.
Exportações de carne bovina atingem recorde em julho
Segundo o Rabobank, as exportações seguem em ritmo acelerado, tendo atingido o maior volume da história em julho, com 266 mil toneladas.
Entre os motivos que explicam a alta, está a queda dos preços do gado vivo, que atingiram o menor nível do ano no mês, junto da forte desvalorização do real frente ao dólar.
Os preços futuros do gado vivo indicam que a tendência de preços mais altos iniciada em julho de 2024 deve continuar até o final do ano.
A China continua sendo o maior destino das exportações, respondendo por 44% do total exportado nos primeiros sete meses de 2024.
O país asiático registrou 122 mil toneladas importadas em julho, o que levou a um aumento de 13% nos 7 primeiros meses do ano (Money Times, 12/9/24)