27/09/2018

Raízen comemora 1 ano do Pulse, hub de inovação da companhia

Raízen comemora 1 ano do Pulse, hub de inovação da companhia

 

Localizado em Piracicaba, em frente à sede da Raízen na cidade, o Pulse é parte de um ecossistema conhecido como Vale do Silício do Agronegócio, em que diversas iniciativas são desenvolvidas em prol da constante evolução do setor. “Mas não nos limitamos ao agronegócio. Inovação está no DNA da Raízen e nosso objetivo é colaborar com o desenvolvimento da economia nacional como um todo, focando, é claro, nas áreas com as quais mais podemos agregar. Uma das startups parceiras do Pulse, por exemplo, é voltada à pecuária, mas enxergamos grande potencial no projeto e trouxemos para o hub, onde eles podem usufruir de toda a infraestrutura, workshops e mentorias oferecidas pelo Pulse”, explica Mota.

 A chegada do Pulse foi um marco para a empresa e para a região. Em apenas um ano, o hub já é referência nacional e internacional em inovação para as áreas de negócios e pesquisa. Neste período, cerca de 4 mil pessoas visitaram o Pulse e mais de 350 eventos foram realizados, criando uma rede de mais de 280 instituições que fazem parte do networking do hub.

 “Com um ano de funcionamento, o Pulse já se tornou uma importante via de acesso para startups que buscam desenvolver seus projetos ou expandir sua atuação. Para isso, a Raízen segue seu compromisso de nortear a evolução econômica e social do País integrando pessoas, ampliando talentos, engajando parceiros, construindo o futuro e zelando por relações produtivas por meio do Pulse, com o objetivo de desenvolver startups com potencial para otimizar toda a cadeia produtiva de todos os setores que movem a economia nacional”, completa Mota.

 

Startups parceiras e aceleradas pelo Pulse:

Agribela: Cápsula biodegradável para aplicação de cotésia por meio de transporte aéreo.

Agrosmart: Coleta automática de umidade do solo por meio de sensores e algoritmo para otimização de irrigação.

Aimirim: Industria 4.0 para aumento de eficiência em equipamentos e processos industriais.

Bart: Automatização e simplificação das operações de Barter via Blockchain.

CromAI: Identificação de pragas, doenças, deficiências nutricionais e maturação por meio da análise de fotos.

Drop: Monitoramento da profundidade do solo.

ExactFarming: Software para gestão de operações agrícolas.

Horus: Software com algoritmos inteligentes capazes de realizar automaticamente análises agronômicas, a partir das imagens capturadas pelos drones.

InCeres: Uso de big data para recomendação de produtos e insumos para o produtor a partir de dados primários e marketing place inteligente com análise de ROI dos produtos adquiridos.

Pangeia BioTec: Desenvolvimento de tecnologias para produção de cana e outras culturas geneticamente modificadas em larga escala.

Perfect Flight: Controle de aplicação aérea de insumos e defensivos.

Rain Co.: Sistema de indução e ionização atmosférica.

Speclab: Análise de solo por meio de espectro da amostra a um custo mais baixo e sem a necessidade de envio para laboratório externo.

Strider: Plataforma de coleta de dados, monitoramento e gerenciamento de dados do processo agrícola.

@Tech: Monitoramento diário de gado em confinamento por meio de sensores e câmeras para definição do ponto ideal de abate (Assessoria de Comunicação, 26/9/18)