29/06/2018

Rumo trafega em trilhos kafkianos

Rumo trafega em trilhos kafkianos

O empresário Rubens Ometto – Foto - , controlador da Rumo Logística, é o protagonista de um enredo kafkaniano. O "processo" em questão envolve a renovação da licença da Malha Paulista e um investimento da ordem de R$ 4,5 bilhões.

 

Em abril, a ANTT acenou que em até 45 dias bateria o martelo quanto ao pedido de extensão da licença. No entanto, o prazo já foi para as calendas e, até agora, nem previsão quanto à possível análise do pleito da companhia. Nem mesmo o notório poder de influência de Ometto junto ao governo tem ajudado a tirar esse trem do lugar.

 

A própria direção da Rumo já considera difícil que a autorização saia efetivamente neste ano: além da decisão da ANTT, é necessário ainda o imprimatur do TCU. A burocracia está jogando por terra um dos raros investimentos em infraestrutura ferroviária de maior monta de que se tem notícia. A expansão da Malha Paulista está condicionada à renovação da concessão – o contrato atual vence em 2028.

 

A Rumo não está sozinha na pressão sobre a agência reguladora. Grandes companhias que dependem da Malha Paulista fazem coro à operadora logística. É o caso da Suzano/Fibria, que usa a ferrovia para escoar a produção da sua fábrica de celulose no Mato Grosso do Sul (Relatório Reservado, 28/6/18)