17/09/2025

Sandices e fake news: Cristo de “verde” para evento de mulheres do agro

Sandices e fake news: Cristo de “verde” para evento de mulheres do agro

Foto Álisson Pinheiro MS

 

O jornalista carioca Sérgio Porto, que criou o inesquecível e sempre lembrado “Festival de Besteira que Assola o País” certamente têm inspirado as ações das “Semeadoras do Agro”, movimento coordenado por Juliana Farah, companheira de Tirso Meirelles, presidente sub-judice da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar, cuja eleição em dezembro de 2023 foi anulada por fraude e irregularidades em decisão unânime do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

 

Enquanto sindicatos rurais como os de Ribeirão Preto e Araraquara têm o repasse de suas verbas canceladas por Tirso Meirelles e o superintendente Mário Antonio de Moraes Biral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/SP acaba de notificar aos dirigentes rurais de que neste mês de setembro todos os repasses devidos e obrigatórios do Senar para cursos de formação e requalificação profissional encontram-se suspensos, as sandices cometidas no âmbito das atividades coordenadas  por Juliana Farah continuam estarrecendo aos legítimos e autênticos produtores rurais paulistas.

 

Há poucos dias, coincidindo com a notificação do superintendente do Senar/SP, Juliana Farah e Tirso Meirelles organizaram um mega evento em Ribeirão Preto trazendo para a “Capital do Agronegócio”, com todas as despesas pagas, dezenas de caravanas do interior do Estado que se intitulavam “mulheres do agro”.

 

Produtores rurais questionaram e até o momento não obtiveram respostas sobre os custos do evento (“alguns milhões de reais”, segundo um dirigente de sindicato rural), a confirmação de que todas as “convidadas” possuem CNPJ de produtoras rurais e quem arcou com os custos do evento.

 

“Cristo verde em homenagem ao agro”

Juliana Farah  Divulgação Evento

 

A Revista Agro S/A, de Guaíra/SP, publicou ontem (16) em seu blog nas redes sociais ampla cobertura sobre evento que acaba de ser promovido no Rio de Janeiro, a 1ª Experiência Mulheres do Agro e Empreendoras. O evento contou com o apoio da Faesp/Senar/SP e inclusive com palestra de Juliana Farah que “destacou a representatividade feminina no campo e apresentou iniciativas em parceria com a FAESP”.

 

A reportagem é acompanhada de inúmeras imagens, inclusive a foto acima, cuja legenda é “Cristo verde em homenagem ao agro” (sic...). Outra palestrante do evento, destacada na reportagem, é Sônia Bonato “conhecida como a “Mãe do Agro”, que compartilhou sua trajetória como embaixadora do setor, destacando a sustentabilidade como compromisso coletivo”.

A “Mãe do Agro”, apresentada pela revista, estampou em suas redes sociais a imagem acima onde anuncia o “...dia histórico para as mulheres do agro e hoje a noite o Cristo será iluminado com a cor verde, simbolizando o campo em homenagem às mulheres do agro”.

 

Uma simples consulta ao “Google” provaria que a “história” contada pela Revista Agro S/A e pela “Mãe do Agro”, são sandices, fake news: “Não há indicação de que o Cristo Redentor tenha sido iluminado de verde em 16 de setembro de 2025”. A imagem do Cristo verde não passa de um print de evento promovido em 27/9/23 no Blog do Ministério da Saúde para celebrar o “Dia Nacional da Doação de Órgãos” (Da Redação, 17/9/25)

 

Texto publicado no blog da Revista Agro S/A:

 

Um encontro de fé e emoção no Cristo Redentor

 

“No alto do Corcovado, diante da grandiosidade do Cristo Redentor, um grupo de mulheres do agro viveu um dos momentos mais especiais de toda a jornada no Rio de Janeiro. Recebidas com carinho pelos padres Omar, Damaceno e também a recepção do Marcelo Bigatello e Thalita Chalhoub que acolheu não apenas como visitantes, mas como protagonistas de uma história única.

Durante a missa, o padre Omar, que há mais de 21 anos está à frente das celebrações no Cristo, se emocionou ao confessar que não se lembrava de ter recebido um grupo do agro naquele espaço sagrado. Suas palavras tocaram profundamente a todos quando disse que estaria abençoando cada produtor rural do Brasil, levando aquela energia de fé para os campos de norte a sul do país, e completou, em gesto simbólico inesquecível, que naquela mesma noite o Cristo seria iluminado de verde, cor escolhida em homenagem às mulheres e ao setor que alimenta e move o Brasil.

Foi um dia carregado de significados. Cada participante levou consigo não só a emoção de estar diante de um dos maiores símbolos da fé mundial, mas também um crucifixo único, confeccionado especialmente para a ocasião, em verde e amarelo, com a bandeira do Brasil. E ainda neste crucifixo havia uma imagem de Nossa Senhora, a mãe querida, que simboliza a mulher, a mãe, a esposa, a filha, a irmã e, claro, as mulheres do agro. Um presente que mais parecia um abraço espiritual, lembrança eterna da força da união e da oração compartilhada.

Entre orações, lágrimas discretas e sorrisos que falavam por si, a sensação era de conexão, de entrega e de pertencimento. Ali, diante da imensidão do mar e da imponência da montanha, só havia espaço para amor, empatia e orgulho de ser parte de algo tão grandioso.

O encontro trouxe ainda mais luz ao momento especial vivido por Cláudia Melo, que naquela semana completaria três meses de gestação. A notícia envolveu a todas numa onda de ternura, como se a vida que floresce fosse também símbolo da esperança e da continuidade do agro conduzido por tantas mulheres guerreiras.

Obrigada, Soninha Bonato e Cláudia Melo, vocês foram instrumentos dessa experiência que ficará guardada na memória e no coração de todas. A cada detalhe, a cada gesto, vocês mostraram que o agro também é espiritualidade, é comunhão, é força que se multiplica.

No Cristo Redentor, o agro encontrou fé, união e uma energia que só quem esteve presente pode compreender.

E mais uma vez precisamos agradecer aos apoiadores, porque existem parceiros que acreditam e fortalecem o agro. Nesta edição, fizeram parte dessa construção: Suntory, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Industrial, Comércio e Serviços, Dra. Mônica Linhares, Zamora Joalheria, AfroReggae, Sol & Lua Chapéus, Cachaça da Quinta, Fumel, Shopping Leblon, South African Airways, Revista Agro S/A, Revista Caras, músicos Rafael Direito e Brunno Daltro, Semeadoras do Agro, FAESP, XP Investimentos, Fairmont Rio, Mark-se e Baldan.

Padre Omar @padreomaroficial, Padre Damasceno @pejoaodamscenooficial, Marcello Bigatello , Thalita Chalhoub e @cristoredentoroficial

Para quem quiser acompanhar e saber informações das próximas edições @agro.empreendedoras”