São Martinho: Resultado trimestral foi ruim,mas perspectiva continua forte
Os resultados trimestrais da São Martinho, publicados ontem, foram piores do que o esperado, mas a perspectiva para o futuro continua positiva. A avaliação é do banco BTG, que mantém a recomendação de compra para a ação da empresa.
Em relatório assinado por Thiago Duarte e Pedro Soares, o banco afirma que o Ebitda de R$ 510 milhões no trimestre foi menor do que se esperava principalmente pelos preços do açúcar, e que a alavancagem, em 1,46 vezes, subiu parcialmente em decorrência de investimentos para expansão.
O BTG aponta, ainda, que este ano pode ser um pouco melhor para os preços de etanol "se o petróleo brent permitir", e que a produtividade da cana-de-açúcar também deve melhorar - ontem, o guidance da São Martinho trouxe projeção de aumento de 8% no volume do processamento de cana. Esses fatores seriam positivos para o resultado operacional em 2019/20. "O trimestre mais fraco deve ter pouco ou nenhum efeito na nossa expectativa de receita futura e de fluxo de caixa", diz o relatório.
Outro ponto que o banco vê como positivo é o pagamento de R$ 110 milhões em dividendos e um programa de recompra de 10 milhões de ações. Embora o BTG considere que a empresa poderia fazer mais nesse campo, o balanço da São Martinho diz que ela pretende ser conservadora para poder tomar decisões estratégicas no futuro, "o que sugere que novas oportunidades de crescimento estão sendo analisadas - além do recém anunciado protocolo de intenções para uma nova unidade produtora de etanol de milho", diz o BTG (Broadcast, 25/6/19)