SC lança campanha de prevenção à peste suína africana em parceria com a FAO
suinos Imagem Pixabay
O governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (13) a versão brasileira da campanha de prevenção à peste suína africana (PSA), em parceria inédita com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), informou em nota a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.
Intitulada "Seja um Produtor Campeão", o material, que consiste em uma animação audiovisual, é uma iniciativa voltada aos pequenos produtores e produtores independentes.
Criada pelo Centro de Emergências para Doenças Animais Transfronteiriças (ECTAD) da FAO, o vídeo foi traduzido para o português pela secretaria. O material traz informações sobre a doença viral e orienta os produtores sobre práticas de biossegurança que protegem os rebanhos de ficarem doentes.
Responsável por dizimar criações de suínos, a peste suína africana é uma doença viral que não oferece riscos à saúde humana. Com elevadas taxas de mortalidade e morbidade, a PSA é considerada uma das mais prejudiciais para o comércio internacional de produtos suínos pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) (Broadcast, 13/6/22)