Socicana contrata novo superintendente
O engenheiro agrônomo Rafael Kalaki assumiu a Superintendência da Socicana no dia 24 de maio e já definiu a pauta de ação para os próximos meses.
A Socicana, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba, tem agora um novo superintendente: o engenheiro agrônomo Rafael Bordonal Kalaki, de 31 anos, que, até então, era associado da Markestrat Consultoria, empresa em que atuou por oito anos. Há poucos dias no cargo, Kalaki já traçou uma série de ações para a associação, entre elas a revisão do Plano Estratégico; a reavaliação do Consecana; o resgate da participação do associado e estudos sobre o RenovaBio após a definição do governo, com o objetivo de alinhar esta questão com os interesses do associado.
Precisamos, acima de tudo, escutar nosso associado, ouvir suas ideias e colocá-las em consonância com a Associação. É necessário resgatar esta representatividade, trazer o associado para casa”, disse o novo superintendente, avaliando, no entanto, que no primeiro momento é necessário conhecer em detalhes as operações da Associação. “Preciso inteirar-me com profundidade sobre cada um dos muitos serviços oferecidos pela Socicana. O próximo passo é a construção de um novo Plano Estratégico e a atenção à inovação nos serviços”, disse.
Rafael já conhecia a Socicana e, inclusive, admirava o trabalho realizado. “A Markestrat conduziu vários programas junto à Socicana e participou da execução do primeiro Plano Estratégico da Associação, de 2013 a 2017. A Socicana, dentro das associações do setor, é uma referência em termos de inovação, de incentivo ao associado e de abertura, por parte da diretoria, para implementar novos projetos. A junção do apoio dos conselheiros experientes com o arrojo dos diretores jovens é uma receita que deu certo”, afirmou.
A entrada do agrônomo na Socicana é, segundo ele, um desafio diferenciado. “Na consultoria, eu tive uma visão muito profunda de estratégias de empresas, principalmente pensando no mundo corporativo, e também trabalhei com planejamento estratégico para associações e federações. Na Associação, as preocupações são outras: a implementação da estratégia da organização e as ações coletivas. Esta diferença será muito boa para mim, já que se trata de um novo aprendizado, que posso complementar com minha experiência de mercado”, explicou Rafael.
Currículo resumido
Nascido em Orlândia, o engenheiro agrônomo Rafael Bodornal Kalaki é formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) - Unesp Jaboticabal. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e doutorando na mesma área e universidade. No Markestrat (Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia), foi sócio e participou como consultor e pesquisador em 37 projetos públicos e privados ligados ao agronegócio para empresas brasileiras e internacionais.
É autor e coautor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, colunista de duas revista do setor e autor de 15 livros publicados no Brasil e um livro publicado na Holanda sobre análise estratégica de cadeias produtivas. Professor do MBA do IAC e de pós-graduação de outras instituições. Especialista em planejamento estratégico de cadeias produtivas, possui experiência em análise de atratividade setorial, mapeamento e quantificação de cadeias produtivas, planejamento estratégico e estratégias de acesso a mercado.
Sobre a Socicana
A mescla entre a atuação dos conselheiros mais experientes e a energia dos diretores mais jovens deu o ponto certo da receita de êxito de uma das associações mais inovadoras e que aumenta constantemente seu portfólio de serviços, a Socicana. A Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba foi fundada em 15 de fevereiro de 1951. A entidade está sediada em Guariba (SP) e se constitui em um órgão de representação da classe produtora canavieira. Sua atuação se concentra em um raio de 100 quilômetros da sede, onde seus 1141 condomínios de produtores, com uma produção de 6,237 milhões de toneladas, possuem atividade. Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos produtores de cana-de-açúcar, por meio dos serviços ao associado, atuar na defesa de seus direitos e fortalecer o associativismo são os objetivos desta Associação.
A Socicana oferece vários serviços a seus associados, desde avaliação de perdas na colheita, aplicação correta de defensivos e fertilizantes, laboratório, assessoria jurídica, parceria com centros de pesquisa, manejo integrado de pragas na cana (MIP Cana), qualidade do plantio, assessoria de comunicação, entre outros.
Anualmente, o registro de dezenas de eventos tanto promovidos pela Socicana – como palestras, oficinas, debates, estudos e visitas técnicas – como promovidos por parceiros e que contam com a participação de técnicos e associados, são realizados pela Associação, que, acima de tudo, promove avanços em políticas públicas e nas relações da cadeia produtiva, dando cada vez mais representatividade para o setor, não só junto às três esferas governamentais, mas também à sociedade (Assessoria de Comunicação, 4/6/18)