23/01/2026

STF e PGR blindam Dias Toffoli no caso Master – Por Caio Junqueira

STF e PGR blindam Dias Toffoli no caso Master – Por Caio Junqueira

Os principais fatos do dia na política brasileira sugerem que as duas instituições que poderiam, de algum modo, atuar para que o ministro deixasse o caso, vão atuar para que ele permaneça

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se posicionou, nesta quinta-feira (22), pela primeira vez sobre o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), no caso Master. 

 

Ele arquivou um pedido da oposição para que Toffoli fosse considerado impedido, ou suspeito no caso, por viajar de jatinho com um advogado de um executivo do banco. 

 

Não demorou para que o decano Gilmar Mendes elogiasse a decisão de Gonet e que o presidente do Supremo, Edson Fachin, se manifestasse também, pela primeira vez em público.

 

Segundo Fachin, a atuação de Toffoli no caso é regular, sugerindo estar em curso uma campanha contra a Corte. 

 

Os principais fatos do dia na política brasileira sugerem que as duas instituições que poderiam, de algum modo, atuar para que o ministro deixasse o caso, vão atuar para que ele permaneça. Isso deixa a entender que para o STF e a PGR, blindar Toffoli é blindar a si mesmos (CNN Brasil, 22/1/26)