Suzano exporta celulose aos EUA já com tarifa, mas sem redução de volume

Guerra comercial entre EUA e China cria ambiente que dificulta negociação de novos aumentos de preço. Foto: Divulgação/Suzano
Valor da alíquota de 10% foi integralmente repassado para os clientes.
Os embarques de celulose da Suzano que saíram do Brasil para os Estados Unidos a partir de 5 de abril já têm embutido no preço a nova tarifa de 10% sobre as importações brasileiras. Fontes ouvidas pela Coluna do Broadcast afirmam que o valor foi repassado completamente aos clientes, sem redução de volumes.
Recentemente, a empresa afirmou, em evento do Bradesco BBI, que a guerra comercial entre Estados Unidos e China cria um ambiente que dificulta a negociação de novos aumentos de preço. No fim de março, como noticiado pelo Broadcast, a companhia comunicou aos clientes um novo aumento de preços para o mês de abril.
Com as novas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que desencadearam reação chinesa, analistas de diferentes bancos têm dito que a última tentativa de aumento de preço pode encontrar dificuldade para se estabelecer.
Empresa tem 50% do mercado no país
Fontes indicam que as exportações da gigante de celulose brasileira representam cerca de 50% de todo o consumo de celulose de fibra curta dos Estados Unidos. Das exportações da empresa para diferentes lugares do mundo, cerca de 65% seriam voltadas para o mercado de “tissue” (papéis sanitários, lenços, toalhas, entre outros) e, portanto, teriam uma demanda mais estável, menos atrelada ao crescimento econômico global (Estadão, 17/4/25)