08/07/2019

Temperatura marca 1,6ºC na região de Ribeirão Preto e geada atinge lavouras

Temperatura marca 1,6ºC na região de Ribeirão Preto e geada atinge lavouras

Legenda: Lavoura ficou coberta de geada em Jaboticabal, SP

 

CPFL diz que frio intenso afetou fiação em Jaboticabal (SP) e Monte Alto (SP), mas serviço já está restabelecido. Em Franca (SP), termômetros marcaram 4,4ºC, enquanto Ribeirão registrou 5,1ºC.

 

 

A região de Ribeirão Preto (SP) voltou a registrar temperaturas baixas neste domingo (7). Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), em Sertãozinho (SP) os termômetros marcaram 1,6ºC, enquanto Barretos (SP) registrou 2,3ºC.

O frio intenso chegou a romper alguns cabos de energia elétrica em Jaboticabal (SP) e Monte Alto (SP). Em nota, a CPFL Paulista informou que a fiação também é prejudicada por linhas de pipa com cerol, mas está trabalhando com todo o seu contingente para evitar prejuízos.

“A distribuidora ressalta que segue monitorando toda a sua área de cobertura e tem equipes em alerta para solucionar rapidamente problemas da mesma natureza que possam acontecer durante a noite deste domingo e madruga de segunda-feira”, diz o comunicado.

A chegada da frente fria à região sudeste do país nesse final de semana já era esperada. A temperatura começou a cair na sexta-feira (5), quando choveu na maior parte das cidades na região de Ribeirão. O sol voltou a brilhar forte no sábado (6), mas o frio permaneceu.

Segundo o Ciiagro, os termômetros marcaram 13ºC em Ribeirão às 11h deste domingo. Mas, por volta de 4h, a temperatura chegou a 5,1ºC. O lago no campus da USP ficou coberto pela neblina. Em Franca (SP), onde a altitude é maior, o Ciiagro registrou 4,4ºC às 7h.

Em Patrocínio Paulista (SP) fez 3,2ºC, por volta de 4h. O morador Guilherme Oliveira enviou imagens de um terreno coberto por uma fina camada de gelo, durante a manhã. Ao meio-dia, os termômetros na cidade marcavam 15,8ºC.

No mesmo horário, ainda de acordo com levantamento do centro de estudos, Barretos registrava só 2,9ºC. A previsão é que o tempo volte a esquentar durante a semana, mas a temperatura máxima não deve ultrapassar os 27ºC, pelo menos até quinta-feira (11).

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê termômetros oscilando entre 7ºC e 24ºC na segunda-feira (8) em Ribeirão. Em Franca, mesmo com dia ensolarado, a temperatura deve variar entre 7ºC e 22ºC.

Já em Sertãozinho, ainda segundo o Cptec/Inpe, a mínima deve ser de 6ºC e a máxima não passa dos 26ºC nesta segunda-feira. Barretos deve ter clima semelhante, com a temperatura variando entre 8ºC e 26ºC (G1, 7/7/19)