20/11/2017

Tesla lança caminhão, mas carro de aceleração mais rápida rouba a cena

Elon Musk diz que o novo Tesla Roadster acelera de 0 a 96 km/h em 1,9 segundo.

 A Tesla revelou finalmente seu caminhão elétrico de grande porte, que pode ter direção autônoma, colocando a empresa em um novo mercado. Mas o presidente da empresa Elon Musk guardou uma surpresa para o mesmo evento, que acabou roubando a cena: o novo Roadster.

O esportivo foi o primeiro modelo da Tesla e ganhará um "upgrade" que o colocará como o carro mais rápido do mundo em aceleração. De acordo com a fabricante, ele será capaz de ir de 0 a 96 km/h em 1,9 segundo.

Essa marca supera o próprio Tesla Model S P100D, o híbrido Porsche 918 Spyder e o Bugatti Chiron - todos com desempenho acima de 2 segundos.

O novo Tesla Roadster ainda é conversível e tem outra característica impressionante: uma carga de bateria dura cerca de 1.000 km.

 "Você poderá ir e voltar de Los Angeles a São Francisco em velocidade de autopista sem recarga", afirmou Musk.

O esportivo elétrico custará a partir de US$ 200 mil (cerca de R$ 656 mil), com possibilidade de reserva por US$ 50 mil (R$ 164 mil).

Mas quem quiser ser um dos primeiros 1.000 clientes vai pagar mais caro, US$ 250 mil (R$ 820 mil) e vai ter que pagar o valor todo de um só vez.

No entanto, qualquer comprador vai esperar bastante para ter o novo Roadster na garagem. Ele deve chegar apenas em 2020.

 

Caminhão

Musk não deu informações sobre o preço do caminhão, nem onde ele será produzido, mas afirmou que a produção começará em 2019. A reserva poderá ser feita por US$ 5 mil.

O veículo pesado será capaz de levar até 36 toneladas e percorrer 800 km com uma carga de bateria, o que ainda é metade do que os modelos a diesel dos EUA podem andar atualmente.

De acordo com a fabricante, o caminhão tem um coeficiente aerodinâmico de 0,36, o que significa uma capacidade de vencer a resitência do ar melhor que o do Bugatti Chiron, que tem 0,38.

A aceleração é só um pouco mais lenta que a do Chiron. Sem carga, ele deve ir de 0 a 96 km/h em 5 segundos.

Tem quatro motores elétricos independentes, um para cada uma das suas rodas, uma transmissão que não requer mudança de marchas e um sistema de freios regenerativo.

O presidente da Tesla afirmou que o custo por quilômetro será até menor que o transporte por ferrovia, já que os modelos autônomos poderão andar em comboio e apenas o primeiro da fila precisaria de um motorista na cabine.

Outra inovação é o desenho da cabine: o assento do motorista fica no centro, em vez de em um dos lados, mais perto do para-brisa panorâmico, onde ele pode ter uma visão melhor do caminho.Além disso, o interior tem espaço suficiente para ficar em pé e caminhar.

Os caminhões elétricos da Tesla são o próximo esforço para afastar a economia dos combustíveis fósseis, com projetos que incluem carros elétricos, tetos solares e armazenamento de energia.

Mas alguns analistas temem que o caminhão, chamado Tesla Semi, será uma distração dispendiosa para a Tesla, que está queimando caixa, nunca teve lucro anual e está em um autoproclamado "inferno industrial" no início da produção do sedã Model 3, de US$ 35 mil.

O incipiente mercado de caminhões de carga elétricos está focado principalmente em caminhões de médio porte, em vez do mercado de caminhões grandes que a Tesla está visando.

A capacidade elétrica, o peso e o custo das baterias limitam a capacidade geral do caminhão, dizem analistas.

"Não está claro porque a empresa precisa de outra iniciativa imensa em seu prato, que já está cheio", escreveu o analista do Bernstein, Toni Sacconaghi, em nota (G1, 17/11/17)