TV Brasilagro: Cartéis colocam etanol sob suspeição e risco
O entrevistado do TV BrasilAgro desta semana é Marcos Papa, vereador de Ribeirão Preto (Rede) e autor da recém criada Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio Sustentável. Ele também foi um dos principais responsáveis pelas denúncias envolvendo a ex-prefeita Darcy Vera, que junto com assessores e vereadores acabaram sendo presos por desvios milionários praticados na administração pública de Ribeirão Preto.
“Nosso primeiro objetivo na Frente Parlamentar será denunciar, no âmbito da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, os cartéis que controlam os preços dos combustíveis, notadamente do etanol. Estes cartéis extorquem os consumidores e derrubam os investimentos dos produtores de biocombustíveis”, diz Papa na entrevista.
“Os cartéis, tentam justificar aumentos irreais e abusivos nos preços do etanol, culpando os usineiros. Pelos índices semanais divulgados pela Cepea/Esalq-USP, o etanol deveria estar cerca de 20% mais barato nas bombas dos postos de combustíveis. Na região de Ribeirão Preto os aumentos têm ultrapassado este percdentual, o que denota a má fé e até mesmo o conluio das distribuidoras com os revendedores”, denuncia o parlamentar.
Marcos Papa destaca que os usineiros não controlam nem os preços do açúcar, que são fixados nas bolsas de Nova York e Londres, e nem do etanol, que são fixados arbitrariamente pelos revendedores. “Não adianta investir em tecnologia e inovação, buscando produtividade e economia de escala, se maus comerciantes agem livremente com o objetivo único do lucro fácil às custas dos consumidores”.
Ele cita recentes prisões de funcionários da Petrobras, Ipiranga e Raízen em Curitiba, o bloqueio de R$ 800 milhões de donos de postos no Distrito Federal e a denúncia de R$ 5 bilhões de sonegação fiscal em Campinas como ramificações dos cartéis que agem sorrateiramente em prejuízo do livre mercado e que devem ser duramente combatidos.
A entrevista pode ser assistida na Web TV do www.brasilagro.com.br (Da Redação, 10/8/18)