Usinas não seguram pressão de caixa e de demanda;etanol cai pela 2ª semana
Legenda: Etanol está perdendo a competição para a gasolina mesmo com queda de preços nas usinas (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)
O etanol hidratado entra na terceira semana de agosto sofrendo dupla pressão. O consumo segue lento e muitas usinas precisam de caixa. O biocombustível caiu outra vez nas unidades.
Em plena semana de um novo aumento da gasolina, de 4% no dia 13, o etanol recuou 0,73%, ficando em R$ 1,6613 o litro, segundo levantamento de Cepea/Esalq. Na semana anterior, havia perdido 1,09%.
Mesmo com preços mais competitivos praticados no atacado e aumento para o combustível concorrente, a demanda das distribuidoras foi insuficiente para as unidades produtivas forçarem preços mais altos.
Como havia acontecido nos primeiros sete dias de agosto, algumas indústrias estão com necessidade de desovar estoques e fazer caixa, o que colaborou para manter a média em queda das cotações novamente.
A situação é mais complicada para a usinas com pouca margem para produção de mais açúcar e para dezenas que só operam como destilarias (Money Times, 17/8/20)