Valor do açúcar cristal cai para menor patamar desde 2008/09
Os preços do açúcar cristal praticados no mercado spot do estado de São Paulo seguem em queda nestes primeiros dias de agosto.
Na quinta-feira, 2, o Indicador do açúcar cristal CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 até 180, mercado paulista) voltou à casa dos 50 reais por saca de 50 kg, patamar que não era observado desde a temporada 2008/09, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI base junho/18).
De 30 de julho a 6 de agosto, especificamente, o Indicador CEPEA/ESALQ caiu 2,35%, fechando R$ 51,55/saca nessa segunda-feira, 6.
Segundo pesquisadores do Cepea, por mais que projeções indiquem tendência de queda na produção de açúcar em São Paulo para a atual temporada 2018/19, a pressão baixista sobre os preços, ao menos no curto prazo, continua sendo provocada pela flexibilidade de algumas usinas, que têm reduzido ainda mais os valores pedidos frente a uma demanda que não mostra sinais de aquecimento.
Além disso, os valores internacionais do açúcar demerara em Nova York (ICE Futures), que exercem forte influência sobre o comportamento dos preços domésticos, também seguem em queda (Assessoria de Comunicação, 7/8/18)