Vamos nos salvar para a eternidade – Por Tarcisio Angelo Mascarim
Quando Deus resolveu criar a humanidade, criou o Jardim do Éden para o homem e a mulher viverem eternamente.
Infelizmente, Eva não obedeceu a Deus quando a serpente a convenceu de comer a maçã, fruto proibido por Ele, dada por ela também a Adão.
Sendo expulsos do Jardim do Éden por Deus, eles precisaram trabalhar para comer e tocar a vida. Tiveram um filho chamado Caim e outro chamado Abel. Como Deus demonstrou mais afetividade por Abel, este foi morto pelo enciumado Caim.
Deus sempre fez alianças com a humanidade. Porém, como Suas expectativas nunca eram correspondidas, Ele se arrependeu pela criação e mandou o dilúvio para matar toda a humanidade, dando chance apenas à família de Noé, em que confiou e mandou construir uma arca, e a um casal de todas as espécies animais, que foram salvos pela Arca de Noé.
Mais uma vez, Deus confiou na humanidade. Porém, ela continuou interessada no poder e não O atendeu.
Deus, então, resolveu mandar seu filho Jesus Cristo, que nasceu pelo poder do Espírito Santo, por intermédio da Virgem Maria, para a nossa salvação. Mesmo assim, a humanidade preferiu as benesses do poder, do reinado, e, com a traição do apóstolo Judas Iscariotes, Ele foi entregue aos guardas de Herodes, que autorizou sua crucificação.
Passados três dias de sua morte, Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e disse aos seus apóstolos, antes de sua ida ao céu, que voltaria novamente para julgar os vivos e os mortos, para a nossa salvação. Assim, estamos esperando Sua volta, mas precisamos ter fé nEle e na Sua ressurreição.
Portanto, antes de sua vinda, vamos cumprir os 10 Mandamentos de Deus, que tomo a liberdade de transcrever, utilizando o site BíbliaOn:
“Os 10 Mandamentos são 10 regras essenciais para viver de acordo com a vontade de Deus. São o resumo de todos os mandamentos de Deus e nos mostram como um verdadeiro crente deve viver. Escritos no Antigo Testamento, os 10 Mandamentos foram confirmados por Jesus e continuam relevantes nos dias atuais. Todo cristão precisa conhecer os 10 Mandamentos!
1- Um só Deus: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim (Êxodo 2-02-3). Não existe outro Deus. Mas muitas pessoas adoram deuses falsos, criados para nos desviar do Deus verdadeiro. Esses deuses escravizam, mas o Deus verdadeiro liberta!
2- Não ter ídolos: Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto (Êxodo 20:4-5). Deus é o Criador. Um ídolo é apenas uma coisa criada. Nada na criação se compara ao Criador, por isso nada merece nossa adoração. Apenas Deus tem o poder para nos ajudar e sustentar. Os ídolos não podem fazer nada por nós.
3- Não tomar o nome de Deus em vão: Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão (Êxodo 20:7). Tomar o nome de Deus em vão é mostrar desrespeito por Deus. Na Bíblia, o nome representava a pessoa, quem ela era. Tomar o nome de Deus em vão significa brincar com Deus, sem o levar a sério. Então pense duas vezes antes de dizer ai meu Deus!
4- Um dia de descanso: Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus (Êxodo 20:8-10). Em hebraico, sábado significa dia de descanso. O descanso na Bíblia está sempre associado à presença de Deus. Quem tem Jesus encontra descanso. Ter um dia por semana para descansar e adorar a Deus é bom para a saúde física e espiritual.
5- Honrar pai e mãe: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Êxodo 20:12). Esse é o primeiro mandamento com uma promessa para ter uma vida longa. Honrar os pais é mostrar respeito. Os pais nem sempre estão certos e filhos adultos são independentes, mas mostrar respeito pelos pais é sábio e agrada a Deus.
6- Não matar: Não matarás (Êxodo 20:13). Jesus explicou que este mandamento é muito mais profundo que parece. O assassinato começa com ódio e raiva. Quem odeia seu irmão já cometeu assassinato em seu coração. Por isso, para obedecer ao mandamento, é preciso um coração cheio de amor.
7- Não cometer adultério: Não adulterarás. O adultério também pode acontecer no coração. Quem deseja uma mulher já está cometendo adultério. Onde há o desejo, o ato segue facilmente. Por isso, é preciso fugir da imoralidade sexual e focar em Deus e no cônjuge.
8- Não roubar: Não furtarás (Êxodo 20:15). Roubar não é apenas tirar os bens de uma pessoa. Roubar também é não pagar o salário devido ou pedir emprestado sem devolver. Quem furta comete injustiça.
9- Não dar falso testemunho: Não darás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo 20:16). Mentir é ruim e mentir para prejudicar outra pessoa é pior. A honestidade e o amor ao próximo são essenciais para uma vida abençoada por Deus.
10- Não cobiçar: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que do teu próximo (Êxodo 20:17). Cobiçar é querer ter algo que outra pessoa tem, tirando dela. A cobiça é fruto da insatisfação e leva à inveja, ao ódio e a muitos atos egoístas. A Bíblia nos ensina a viver contentes com o que temos. Apenas em Jesus encontramos verdadeira satisfação.”
Aí estão, portanto, os 10 Mandamentos de Deus entregues a Moisés para o cumprimento da humanidade. Porém, ainda segundo o site BíbliaOn, destaco os dois mandamentos mais importantes da Bíblia:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Marcos 12:30). Quem ama a Deus com tudo que tem não quer ficar longe dele, se arrepende de seus pecados, aceita Jesus como seu salvador e vive para agradar a Deus. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Marcos 12:31). Quem ama a Deus ama os outros. Todas as outras pessoas são pecadoras como você e Deus nos ama a todos! Quando você entende isso e decide agir com amor, isso muda tudo que você faz. A paz, a paciência, o perdão, o respeito, a compaixão, tudo isso vem de amar os outros como a si mesmo.”
Aí estão, portanto, os dois mandamentos principais para a nossa salvação. Aplicando com amor, não faremos mal a ninguém e não cometeremos pecados, “amando a Deus e ao próximo” (Tarcisio Angelo Mascarim é sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados. Leia mais artigos nowww.tarcisiomascarim.com.br)