19/12/2017

Vivendo em harmonia – Por Tarcisio Mascarim

Vivendo em harmonia – Por Tarcisio Mascarim

 Tenho escrito diversos artigos sobre a proximidade do fim dos tempos em razão do crescimento dos pecados. Deus não deverá permitir que os pecados cheguem a um extremo e enviará seu filho Jesus à Terra pela segunda vez, para o julgamento final da humanidade.

 Enquanto esperamos, é preciso viver em harmonia com as pessoas, usando o perdão e a paciência como aliados. 

 Fato é que todo relacionamento envolve conflito. Somos pecadores e cometemos erros. Mas a Bíblia nos ensina a viver em harmonia, com a ajuda do perdão e da paciência. O perdão sara nossas feridas e nos liberta do rancor, que é tão destrutivo. A paciência nos ajuda a ignorar ofensas menores e a tolerar mais as pessoas. Juntos, a paciência e o perdão fazem uma grande diferença.

 Segundo o site Bibliaon.com, “o perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que o arrasta para o fundo do mar.

 Se Deus perdoou os nossos pecados e se nós queremos ser parecidos com Deus, que motivos podemos ter para não perdoar alguém?

 Se nós perdoarmos, receberemos perdão. Esta é uma verdade que nos deve motivar. Se realmente compreendemos o que Jesus fez na cruz, o perdão deve fluir no nosso coração”.

 Para ajudar no entendimento, seguem alguns versículos bíblicos sobre o perdão:

 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’. Jesus respondeu: ‘Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22)

 E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados. (Marcos 11:25-26).

 Tomem cuidado. ‘Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe’. (Lucas 17:3-4).

 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9).

 Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. (Lucas 6:37).”

 Quanto à paciência, o site Bíbliaon.com diz que: “é um dos frutos de uma vida com Jesus. A paciência nos ajuda a tomar decisões certas no tempo certo e nos dá tempo para ouvir a voz de Deus. Quem se apressa comete erros, mas quem tem paciência alcança seus objetivos.

 Deus é paciente conosco. Ele nos dá muitas chances para nos arrependermos e nos perdoa quando erramos. Nós também precisamos de paciência com outras pessoas, confiando que Deus vai agir no tempo certo. Quem não tem paciência pode pedir a Deus, que lhe vai ajudar a ter”.

 Para ajudar no entendimento, seguem alguns versículos sobre a paciência:

 “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12).

 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. (Salmos 37:7-9).

 Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’. Espere pelo Senhor e ele fará a vitória a você. (Provérbios 20:22).

 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. (Tiago 1:2-4).

 Sejam completamente humildes e dóceis e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. (Efésios 4:2).

 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. (1 Coríntios 13:4).

 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. (Tiago 1:19).”

 Para concluir, reforço que, vivendo em harmonia, usando o perdão e a paciência, podemos ter a esperança de nossa salvação (Tarcisio Mascarim, advogado, foi presidente da Dedini e secretário do Desenvolvimento Econômico e Social de Piracicaba)