09/08/2023

Volume de grãos exportado no ano supera em 20% o de 2022

Volume de grãos exportado no ano supera em 20% o de 2022

MILHO E SOJA FOTO PORTAL SYNGENTA.jpg

Soja lidera, mas milho tem avanço percentual maior.

O Brasil deverá terminar agosto com 124 milhões de toneladas de grãos exportadas no ano, considerando-se os volumes de soja, milho, farelo de soja e trigo.

Os números são da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) e, se confirmados, superarão em 20% os embarques de janeiro a agosto de 2022.

Soja e milho se destacam. Com produção recorde de 157 milhões de toneladas, a saída de soja neste mês deverá somar 7,9 milhões de toneladas, o que elevaria o total do ano para 82 milhões, 22% a mais do que em 2022.

A produção nacional de milho, que surpreende nessa reta final de safra e poderá atingir até 139 milhões de toneladas, conforme as estimativas mais otimistas, deve encerrar agosto com a saída de 25 milhões de toneladas pelos portos do país. O volume superaria em 28% o de igual período de 2022.

no período. Os dados são estimados com base nos embarques previstos para este mês

A China continua sendo, isoladamente, a principal compradora de soja do Brasil. Até julho, os chineses ficaram com 71% do produto nacional exportado. A Espanha, em segundo lugar, levou 4%.

Já o Japão lidera na compra de milho, ficando com 16% do produto brasileiro. A China, ausente do mercado nacional até o ano passado, já detém 14% das vendas externas desse cereal. Dos cinco principais importadores de milho do Brasil, quatro são da Ásia.

Segundo as informações da Anec, Tailândia e Indonésia ficaram com 16% cada do farelo de soja. Já as exportações de trigo tiveram a Indonésia como principal destino. O país asiático adquiriu 24% do volume colocado no mercado externo pelo Brasil (Folha, 9/8/23)