24/05/2023

VW testa protótipo de ônibus elétrico que será produzido no País em 2024

VW testa protótipo de ônibus elétrico que será produzido no País em 2024

protótipo de ônibus elétrico VW- Foto Wander Malgrine-WCO

Veículo vai utilizar componentes que já equipam o e-Delivery, caminhão 100% movido a eletricidade também desenvolvido e fabricado em Resende (RJ).

Primeira montadora a produzir caminhões elétricos no País, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) iniciou os testes do primeiro ônibus também movido a bateria que deve chegar ao mercado no próximo ano, segundo informou o presidente da companhia, Roberto Cortes.

Chamado de e-Volksbus, o veículo, ainda um protótipo, foi apresentado nesta terça-feira, 23, na fábrica do grupo em Resende (RJ), onde será produzido. Ele vai utilizar vários componentes que já equipam o e-Delivery, caminhão da marca que foi desenvolvido no País e teve, até agora, 350 unidades vendidas no mercado brasileiro e algumas exportadas para México, Argentina, Paraguai e Guatemala.

 

“Estamos alavancando nossos conhecimentos com o e-Delivery, ou seja, basicamente vamos usar os mesmos componentes, os mesmos processos de desenvolvimento e de produção que já fizemos nos últimos quatro anos e transferir para e-bus”, afirma Cortes

Esses testes vão definir, por exemplo, o tipo de motor e de bateria que vão equipar o e-Volksbus, assim como a capacidade de passageiros e a autonomia com a bateria completa. “Já temos prefeituras interessadas”, informa o executivo.

Primeiro protótipo do e-Volksbus está em testes na fábrica de Resende (RJ). Foto: Wander Malagrine-VWCO     

Além da questão de descarbonização, por não emitir poluentes, o ônibus 100% elétrico terá vantagens em relação aos movidos a diesel porque a manutenção e o custo de operação serão inferiores. De acordo com Cortes, por ser um veículo mais simples, com menos peças, os gastos com manutenção serão até 50% inferiores. O custo de operação, que envolve energia elétrica em vez de combustível, será entre 50% e 70% inferior.

“Mesmo que o preço do ônibus elétrico seja duas vezes e meia, ou mais, em relação a um a diesel, ele se paga em até cinco anos pela redução da manutenção e da operação”, afirma Cortes. Ele ressalta que essa diferença de preços é basicamente pela economia de escala, mas, futuramente, com o aumento da produção, a tendência é que vá diminuindo a uma curva que, em algum momento, será mais barato que um ônibus a combustão.

Como o veículo será produzido também pelo sistema modular que a VWCO adota em todos os seus produtos fabricados em Resende, a adaptação para diferentes configurações. Segundo a empresa, trata-se de um conceito para flexibilizar a construção de veículos elétricos e liberar mais espaço para baterias.

Modelos elétricos já rodam pelo País

Já existem ônibus elétricos rodando em alguns Estados, produzidos pela empresa brasileira Eletra e pela chinesa BYD. Em São Paulo, por exemplo, há 100 elétricos operando no transporte de passageiros. A Mercedes-Benz vai iniciar a produção de seu modelo elétrico em São Bernardo do Campo (SP) no segundo semestre e a Marcopolo também terá ônibus com essa tecnologia.

Cortes também informa que o grupo comercializou 500 ônibus com a tecnologia Euro 6, obrigatória também para caminhões a partir deste ano. Eles são 5% mais econômicos em uso de combustível e emitem 80% a menos de NOx e 50% menos de material particulado na comparação com a tecnologia anterior, além de serem mais seguros, mais confortáveis para motoristas e passageiros. Entre os clientes que vão operar com esses veículos estão a Auto Viação Chapecó, a Tursan e a Vabene Transtur (Estadão, 24/5/23)